Compartilhe

Origem

É uma árvore originária da Índia. Nasceu em uma região seca como a do sertão do Brasil, onde chove pouco e durante período curto do ano.

Nome Científico

É uma planta da família Moringaceae e os cientistas a conhecem como Moringa oleifera, porque ela também produz muito óleo.

Nomes Populares

Em alguns lugares do nordeste é conhecida como Lírio-Branco e Quiabo de Quina, em inglês, é chamada de Drumstick (Baqueta) devido ao formato que lembra o Bastão de bater o tambor.

Características

É uma planta perene (que dura muitos anos, não acaba) que atinge cerca de 10 metros de altura. As flores são perfumadas, de cor branca ou bege, pintadas de amarelo na base.
O fruto é uma espécie de vagem normal, que tem duas faces.
As sementes, sempre em grande número por fruto, têm quase 1 centímetro de diâmetro e, são aladas.

Valor Nutritivo

O conteúdo de vitamina a nas folhas é de 23 mil ui (unidades internacionais) por 100 gramas de folhas maduras, o maior dentre os vegetais comestíveis. Só para se ter uma idéia da importância desse conteúdo, o brócolis possui 5 mil ui e a cenoura 3.700. as folhas da moringa são boa fonte de fósforo, cálcio, ferro e vitamina c contém também cerca de 27% de proteínas.

Uso Medicinal

Todas as partes da moringa são usadas na medicina popular da ásia, áfrica e américa central, apesar de que ainda poucas das propriedades alardeadas foram comprovadas cientificamente. Sabe-se que as folhas e as sementes possuem propriedades antibacterianas, e que a vitamina a associada a outras vitaminas combate os radicais livres, moléculas derivadas do metabolismo, que prejudicam as células provocando o envelhecimento. Os usos mais citados da moringa são para as doenças da pele, sistema digestivo e doenças nas articulações.

Uso Alimentício

Nos continentes Asiático e Africano, a utilização como alimento é bastante antiga. Na América Central também há certa tradição. As receitas são inúmeras. Na Indonésia, por exemplo, consome-se o arroz com sopa ou molho de folhas de moringa. Em Timor, há um prato muito apreciado chamado “makansufa”, que significa refeição de flores. As flores de moringa são fritas em óleo de coco e imersas em leite de coco, para serem consumidas com milho ou arroz. Nas Filipinas, folhas novas são transformadas em purê para alimentar crianças. Na Etiópia, as folhas temperadas e cozidas são utilizadas em mistura com batatas e tomates. Os frutos podem ser consumidos em conservas. Em Bombaim, na Índia, há uma fábrica que exporta para países ocidentais enlatados de drumsticks. Em alguns países as folhas servem para alimentação animal. No Brasil, sabe-se há pouquíssimo tempo, que a moringa é comestível. A espécie está sendo vista como alternativa alimentar estratégica. Em algumas escolas de regiões carentes estão usando folhas da moringa na merenda escolar. Segundo
relatos de professores, o rendimento dos alunos melhorou. No instituto de parmacultura da Bahia, em Salvador, tem-se usado a farinha das folhas secas para alimentar crianças em substituição à farinha de mandioca.

Outros Usos

A árvore é muito ornamental, florescendo quase o ano todo. Em alguns lugares são usadas como cercado vivo. Das sementes, é feito um óleo que pode servir para fixar fragrâncias florais. Antigamente foi muito usado para lubrificar relógios e cronômetros.

Plantio

É pouco exigente quanto ao solo, porém, não resiste muito a alagamentos prolongados. A produção de mudas pode ser por sementes ou estacas. Plantadas em saquinhos individuais, aos dois meses já podem ir para o campo. Também se reproduz facilmente a partir de galhos de plantas adultas, apresentando-se por este método, um crescimento mais rápido. A planta precisa, sobretudo de muito sol.

Produção

A partir de sete meses, a planta pode frutificar timidamente, mas, após dois anos, produz mais de 600 frutos anualmente. Em relação às folhas, ela rebrota vigorosamente após as podas feitas constantemente. Em regiões muito secas, perde as folhas nos períodos de estiagem, mas, se for irrigada, mantém a folhagem o ano todo.

Habitat

É nativa da índia. Hoje em dia, pode ser encontrada em todas as regiões subtropicais do mundo.

A Técnica De Purificação Da Água

A técnica foi trazida da África em 1994 e está sendo difundida por organizações não governamentais nas regiões brasileiras afligidas pela seca. Substitui a utilização da cal e do cimento, usados popularmente para acelerar a decantação da sujeira da água, mas que deixam resíduos químicos tóxicos.

O Processo De Purificação

As sementes (de 01 a 03) são descascadas, amassadas com um pilão e misturadas em água limpa, que depois será coada. O líquido resultante, chamado de leite de moringa devido à cor branca, será adicionado à água que se deseja purificar. A dose recomendada é de uma ou duas sementes por litro de água barrenta. Após a mistura, mexe-se com força por 1 minuto e lentamente por mais 5 minutos, e o barro começa a se assentar no fundo do reservatório. Para poder utilizar a água, deve-se separá-la do barro com cuidado para não balançar o reservatório.

Como usar a semente da moringa para purificar a sua água

1- Lave bem as mãos, limpando com cuidado as unhas.
(Isso é muito importante para evitar a transmissão de bactérias e doenças).

2- Separe três sementes de moringa para cada litro d’água que você deseja purificar.
(Para uma lata grande de vinte litros d’água, use sessenta sementes de moringa).

3- Retire as cascas das sementes, uma por uma, e coloque o miolo em um pilão e amasse todas.
(É importante que o miolo das sementes seja bem amassado como se faz com o tempero da comida).

4- Jogue o conteúdo do pilão na água que você quer purificar e mexa lentamente o líquido durante 5 minutos.
(É nesse instante que a moringa começa a purificar a sua água).

5- Cubra a lata e espere durante duas horas até que a água fique bem limpa e todo o barro e a sujeira vá para o fundo da lata.

(Você vai ver como toda a sujeira desce para o fundo da lata).

6- Bem devagar, retire com um caneco, a água limpa que fica em cima e coloque em um pote ou jarra.
(A água está pronta para ser usada na cozinha ou mesmo para beber).


38 thoughts on “Moringa, Santo Remédio

  1. Teresina, 14/02/10

    Amigos, conseguí plantar dois pés de moringa no meu condomínio, já tem uns dois anos, gostaria de saber se posso tomar o chá qtas vezes por semana; como devo fazer, atualmente ponho um galho e ponho para ferver na água por cinco minutos, está correto? posso processar as sementes para fazer a farinha para o meu consumo? tenho 58 anos com saúde graças a Deus, quero fazer minha prevenção com a moringa, espero sua resposta. Shalom do Pai!!! Helena

  2. Na verdade recebi essa matéria de um amigo. Não atestei as funcionalidades da planta, só achei interessante compartilhar com mais gente.
    Um abraço.

  3. ola, tenho vitiligo e fiquei sabendo por um amigo que o cha da folha da moringa cura este mal.Ferve-se as folhas na agua depois vai tomando dia a dia.
    Gostaria saber se tem fundamento e se realmente ela tem esta propriedade de cura para o vitiligo.
    grato
    jose maria

  4. Interessado em saber como se deve processar a varias partes da plnta de moringa e em que doses se aconselha o seu consumo. Por exemplo o seu cha sera que nao perde suas caracteriscas ao fever a folha. Sera o cha a melhor forma de consumo?

  5. Gostaria de saber se a moringa serve para limpesa do figado porque meu ultimo exame medico informa que pode chegar a hepatite. Nao bebo alcool e sei que provavelmente foi por remedios receitados pelos medicos. Assim que quero fazer uma limpesa no figado e queria saber se a moringa me ajudaria nesse caso?
    Obrigada
    Clarice

  6. Hi my friends sp, ola a todos eu foi lendo os comentarios das 8pessoas que partilharam os mesmo e gostaria de responder o JOSE MARIA,dizer-lhe que é uma pura verdade o chá desta planta cura de verdade. Todas as parter desta planta têm utilidade. fazendo a secagem das flolhas durante 2semanas em lugar seco, depois das folhas secarem podemos pilar e elas ficam em pó. Ja podemos por uma colher de chá em canda reifeção. Obrigado!

  7. oi…tomei suco de acerola com as folhas e eu vomitei isso e normal?
    gostaria de saber como a planta ajuda a pessoa emagrecer se sao pelas folhas ou sementes como fazer e as quantidades . obrigado aguardo respostas no meu e-mail smithsmitek_2011@hotmail.com

  8. Pode-se tomar o cha das folhas diariamente sim, auxilia no tratamento de qualquer problema de saude, sendo um super fortificante e aparentemente nao ha nenhuma contra-indicacao para o uso humano.
    Pode-se secar as folhas para fazer po’ (seca e tritura no liquidificador), e depois consumir adicionando-se ao arroz, sopas, ou do modo que se preferir.
    As vagens verdes sao nutritivas. O oleo da semente e saudavel tbm.

  9. FICARIA MUITO GRATA SE PUDESSE OBTER RESPOSTA, POIS EM MINHA RESIDENCIA TENHO UMA LINDA ARVORE.TALVES TENHO SOLUÇOES DE MEDICMENTOS QUE ESTÃO AO MEU ALCANSE OBRIGADO.

  10. Olá!!!!
    Por gentileza, a sua atenção. Adquerir 100 unidades de sementes de a moringa, gostaria de saber como usar na alimentação do meu irmão de 33anos de idade que a 10 meses sofreu avc emorragico.
    A recuperação é lenta e principalmente a desnutrição, a reação é muito devagar, informado por amigos ,gostaria de saber qual a dosagem . come injeri-lo a semente como alimento e se realmente é recomendada.
    ATT… valdinar Pereira da costa

  11. gostaria de saber a quantia e como preparar a semente de a moringa para meu irmão de 33anos, sofrido avc emorragico e a recuperação é lenta, principalmente a desnutrição. qual preparo recomendado?
    att; valdinar da cidade de Guarujá sp
    01/04/13

  12. Quero agradecer a toda essa equipa que nao tem medido esforços para descoberta de outra medicina como soluçao. Eu sofro do estomago ja fiz 3 endoscopias e varias sessoes de medicaçao mas a dor, a sensaçao de queimaçao, o desconforto nao param. Diagnostico – Gastrite Cronica. Pretendo saber qual das partes da Moringa devo utilizar. Sera que posso mastigar directamente a semente da Moringa? Por fvor ajudem-me.

  13. Ola

    estou muito interessado em saber se como posso usar esta planta para tratar a herpes genital?

  14. Falaram-me da Moringa por pessoas que a usam. Quero saber se ela também ajuda na disfunção sexual e na hipertensão arteiral, bem como na eliminação de gorduras concentradas.Obrigado pela atenção e espero por gentileza vossa resposta em meu e-mail: sabino.pinheiro52@yahoo.com.br. Abraço amigo

  15. Meus amigos tenho 4 filhos com drepanocitose e uma com 90% gostaria de saber se moringa tem algum efeito pra diminuir as dores e anemia da mesma doença. to mt aflita não vivo tranquila . obrigada Aguardo resposta.Um abraço.

  16. oi gostei muito da utilidade da moringa.eu so gostaria d saber se a moringa pode ou nao curar o HIV? Pode se usar moringa cmo tempero para t
    emperar comida ja pronta?

  17. desejo saber pormenores sobre a utilização das folhas, flores e sementes. Que doses a utilizar, Como devo proceder pra secar as folhas? Pode secar-se ao sol, ou no forno? Como fazer o óleo com as sementes? Todas as folhas servem para a mesma utilidade?
    agradeço resposta via email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>