• Microchip com controle remoto: o futuro dos anticoncepcionais?

    Date: 2014.07.17 | Category: Atualidades, Ciência, Saúde & Bem-estar | Response: 0

    Chip anticoncepcional

    Chip anticoncepcional

    Entre os métodos contraceptivos atuais, a mulher dispõe de uma série de possibilidades para evitar uma gravidez indesejada. A novidade atual é um anticoncepcional implantado na pele através de microchip, o wireless, de apenas 20 mm x 20 mm x 7 mm.

    O chip anticoncepcional será capaz de liberar remédios no corpo de um paciente durante anos e responder a sinais sem fio remotos, recurso que permitirá ao médico alterar ou interromper o tratamento de determinada paciente ao longo do período de acompanhamento.Além de prevenir a gravidez indesejada, o método seria capaz de regular os efeitos da TPM, cortar a ocorrência da menstruação, evitar grandes variações de peso e, até mesmo, regular o humor feminino.

    O produto poderá estar disponível para venda no mercado americano já em 2018. Para isso, precisa passar pelas fases de testes e fechar alguns pontos importantes, entre eles, aspectos da segurança do Wi-Fi, o debate ético quanto ao uso da tecnologia apenas com o conhecimento da mulher e o seu custo-efetividade. Além disso, precisa obter a aprovação da Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos dos EUA.

    Fonte: Febrasgo 2014.

  • Como utilizar os pneus do carro de maneira correta

    Date: 2014.07.01 | Category: Carros, Diversos | Response: 0


    Read the rest of this entry »

  • Conheça 10 curiosidades sobre a exploração espacial

    Date: 2014.07.01 | Category: Curiosidades espaciais | Response: 0

    Nos últimos 20 anos, os ônibus espaciais levaram ao espaço mais de 1,3 milhões de kg de carga, transportaram mais de 600 pessoas, entre passageiros e pilotos, acumularam mais de três anos de tempo de vôo e percorreram aproximadamente 1,6 milhões de km. Confira 10 fatos curiosos sobre os programas espaciais dos Estados Unidos.

    1 – Não há um número certo de pessoas em uma sala de aula de candidatos a uma vaga de astronauta. A Nasa faz a seleção a partir das suas próprias necessidades. Um dos pré-requisitos para viajar ao espaço é ter mil horas de vôo em jatos.

    2 – Um traje espacial pesa aproximadamente 127 kg (sem contar o peso do astronauta) e leva cerca de 45 minutos para ser vestido.

    3 – O personagem Snoopy é o mascote pessoal de segurança dos astronautas.

    4 – O Explorer 1, lançado em 31 de janeiro de 1958, foi o primeiro satélite artificial lançado pelos Estados Unidos. Ele permaneceu em órbita por 115 minutos e descobriu o cinturão de radiação na magnetosfera da Terra.

    5 – Cada astronauta a bordo de um ônibus espacial tem à sua disposição 1,82 kg de comida por dia. Ela é armazenada individualmente para ser mais bem manejada em gravidade zero. Ela não precisa de refrigeração e, para ser consumida, basta adicionar água ou aquecê-la. As únicas exceções são frutas e vegetais, que são guardados em armários adequados, sem refrigeração. Para não estragar, cenouras e aipos precisam ser consumidos nos dois primeiros dias de missão. Sal, pimenta, ketchup, maionese e mostarda são alguns dos condimentos disponíveis a bordo.

    6 – Um foguete tripulado leva menos tempo para chegar à Lua do que uma antiga diligência levava para atravessar a Inglaterra.

    7 – A primeira estação espacial americana foi a Skylab, que era maior que um prédio de 12 andares e tinha 12 mil m³ de espaço livre.

    8 – Embora possa parecer antiquado, a bandeira ainda é posicionada para que apareça na lateral da nave. Isto é feito de acordo com as normas americanas de posicionamento da bandeira dos Estados Unidos em aeronaves do país.

    9 – A tradição de levar bandeiras dos Estados Unidos ao espaço começou com o primeiro americano que foi ao espaço, Alan Shepard, em 1961. Estudantes de uma escola primária de Cocoa Beach, na Flórida, compraram uma bandeira para Shepard carregar a bordo. Ela foi enrolada e posicionada entre os cabos atrás da cabeça do astronauta, dentro da espaçonave Freedom 7 Mercury. “As bandeiras americanas são um símbolo patriótico da nossa força, solidariedade e vontade de vencer”, disse o administrador da Nasa da época, Daniel Goldin.

    10 – Leva seis horas para um ônibus espacial ser transportado do prédio de montagem até a plataforma de lançamento.

    Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1948375-EI301,00.html

  • Leia todas as edições da revista Veja. Grátis

    Date: 2014.07.01 | Category: Dicas | Response: 0

    Não se trata de pirataria. A Veja, revista semanal da Editora Abril, resolveu colocar gratuitamente na internet todas edições de seus 40 anos de existência.

    O primeiro número da revista foi para as bancas em 11 de setembro de 1968, com a manchete de capa “O Grande Duelo do Mundo Comunista”.

    O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias – política, comportamento, economia, geral, etc..

    Também é possível acessar um pacote de pesquisas elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

    A navegação online é fácil: você vai folheando as páginas com cliques do mouse.

    O projeto é resultado de uma parceria entre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto.

    Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O Bradesco patrocinou a iniciativa, que custou três milhões de reais.

    Click aqui e acesse

    Read the rest of this entry »

  • Conheça as três utilidades escondidas em seu celular!

    Date: 2014.06.09 | Category: Curiosidades | Response: 2

    Três coisas que você “nunca soube” sobre seu celular. Será útil manter essas informações com você.

    Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência. Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.

    Veja o que ele pode fazer por você:

    > Emergência I – (testei e deu certo)

    O número universal de emergência para celular é 112.  Se você estiver fora da área de cobertura de  sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado.
    Experimente!

    Read the rest of this entry »

  • Sintomas da Dengue

    Date: 2014.06.02 | Category: Saúde & Bem-estar | Response: 0

    sintomas-da-dengue[1]A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.

    a) Dengue clássica

    Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

    Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.

    b) Dengue hemorrágica

    As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.

    c) Síndrome do choque associado à dengue

    O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.

    Diagnóstico

    O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).

    A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

    Tudo sobre a Dengue aqui!

  • Echidna

    Date: 2014.06.01 | Category: Bichos estranhos | Response: 0

    Um echidna tem o bico de um pássaro, as espinhas de um hedgehog, o porte de um réptil, o malote de um marsupial e a tromba de um elefante. Os Echidnas não são as criaturas mais famosas neste planeta, mas os fósseis que datam de 100 milhão anos. Indescritível e enigmático, estes “anteaters spiny” desconcertaram cientistas e entusiastas dos animais selvagens por séculos.

    Os Echidnas não fazem nenhum ruído, não seguem nenhuma rotina perceptível, sendo quase impossível segui-los e estuda-los. Viajam grandes distâncias;  alguns cobrem os territórios de 250 acres ou de mais!

    É nativo de Nova Guiné e Austrália, echidnas não foi identificado mesmo no mundo ocidental até 1792, quando a primeira descrição detalhada foi publicada na Inglaterra.

  • Cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, diz estudo.

    Date: 2014.05.09 | Category: Saúde & Bem-estar | Response: 0

    O consumo moderado de alguns tipos de cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, segundo um estudo americano publicado pela revista especializada Journal of the Science of Food and Agriculture.
    Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a cerveja seria uma fonte importante de silício, componente da dieta que contribui para melhorar a densidade óssea.
    Pesquisas mais antigas já indicavam a importância do silício para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos.
    Apesar disso, alguns nutricionistas advertem que os possíveis benefícios da cerveja podem ser cancelados pelo consumo excessivo de álcool, já que a ingestão de mais de duas unidades de álcool por dia aumenta o risco de fraturas dos ossos.
    O estudo do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou cem marcas de cervejas comerciais e verificou que elas tinham uma quantidade de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56,5 miligramas por litro.
    Não existem recomendações mínimas para o consumo de silício, já que, segundo o Departamento de Agricultura do governo americano, o consumo do mineral não é considerado essencial.
    Read the rest of this entry »

  • Trechos da Grande Muralha desconhecidos até agora foram descobertos

    Date: 2014.04.28 | Category: Curiosidades | Response: 0

    descoberto-muralha-chinaTrechos da Grande Muralha desconhecidos até agora foram descobertos por arqueólogos em um vale da região noroeste chinesa de Ningxia, informou nesta quarta-feira a imprensa estatal do país asiático.

    Os trechos, de cerca de 20 metros de extensão, foram encontrados perto da cidade de Nanchangtan, e foram construídos para evitar que povos invasores cruzassem o rio Amarelo no inverno, quando ele congelava, relatou um dos especialistas responsáveis pela descoberta, Zhou Xinghua.

    Os restos encontrados, um deles construído de pedra, podem ter cerca de 2.400 anos e pertencer à era dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), a etapa anterior à primeira unificação do império chinês, a dinastia Qin.

    O primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, fundador da dinastia, foi também pioneiro em unificar trechos de diferentes povos e reinos construídos antes, dando origem à Grande Muralha, monumento que é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987.